Materiais de PDV: o que não pode faltar na sua estratégia

Materiais de PDV: o que não pode faltar na sua estratégia

Os materiais de PDV (ponto de venda) são ferramentas essenciais para o visual merchandising. Esse tipo de material de merchandising é inserido na experiência de compra do cliente para atrair, informar e converter.

Existem diversos tipos de materiais de PDV que podem ser explorados pelas marcas, cada um com suas características próprias ideais para cada tipo de ação promocional. Cabe à empresa responsável pelo projeto fazer um briefing bem aprofundado para pensar na melhor solução para o cliente.

Hoje vamos observar alguns materiais de PDV em detalhes. Esses materiais são grandes aliados na estratégia de marketing das empresas e, quando bem aplicados, aumentam a taxa de conversão e o reconhecimento de marca.

Vamos ver quais são esses materiais? É só continuar lendo!

O que vamos falar nesse artigo:

O que é material de PDV?

Os materiais de PDV (ponto de venda) são elementos visuais posicionados em locais estratégicos no ponto de venda para:

Esses materiais são essenciais para a divulgação dos produtos. Eles dão destaque aos itens expostos através de elementos visuais que além de atraentes são úteis e funcionais.

Pra que servem os materiais de PDV?

Do ponto vista das marcas, esses materiais são ferramentas para chamar a atenção do consumidor. É só pensar em quantas marcas e produtos diferentes existem em um supermercado ou loja. Como garantir que o cliente escolha o seu? Esse é o papel dos materiais de ponto de venda.

Esses materiais são colocados em pontos estratégicos da loja, como na altura dos olhos, no chão ou pendurados no teto, tudo pra estar no lugar exato onde o cliente está.

Agora que falamos sobre o que são e para que servem os materiais de PDV, chegou a hora de vermos alguns que não podem faltar em uma estratégia de vendas.

Os 5 materiais de PDV essenciais para qualquer negócio

1) Ponta de gôndola

A ponta de gôndola é um tipo de display que fica nas pontas entre os corredores.

Além de uma posição de destaque, esse material é totalmente personalizado de acordo com a marca ou o produto. Por isso, é bastante usado para ações promocionais específicas como lançamentos de produtos ou promoções devido à possibilidade de criar experiências criativas e funcionais para o consumidor.

2) Stopper

Os stoppers são placas perpendiculares às prateleiras que ficam bem na altura do olho do consumidor.

A ideia é capturar a atenção do cliente enquanto ele caminha pelo corredor, já que o stopper fica na direção de quem está andando, e não de quem está olhando para a prateleira.

Esse material, assim como a ponta de gôndola, é um excelente veículo para ideias criativas porque pode ter diversos formatos, cores e tamanhos, sendo totalmente personalizáveis de acordo com o propósito dado a ele.

3) Móbile

Sabe aquelas peças que ficam penduradas no teto e giram conforme o vento? Essas são os móbiles.

O móbile é um material de merchandising muito eficaz porque, por estar pendurado no teto, pode estar em qualquer área da loja e ainda assim chamar a atenção do cliente.

Geralmente são peças circulares de duas faces, mas podem ser de outros formatos também, e justamente por ter mais de uma face visível – já que eles giram conforme o vento – é possível passar mais de uma mensagem em um mesmo móbile.

4) Wobbler

O wobbler é aquele material de merchandising que literalmente salta aos olhos.

Os wobblers são presos ao display ou à prateleira através de uma fita de plástico, o que dá um efeito tridimensional, que realmente salta da superfície.

Os wobblers chamam bastante atenção e devem ser colocados na altura dos olhos dos clientes. Nesse caso, a mensagem deve ser impactante e chamativa, assim como o material.

5) Clip strip

O Clip strip, também chamado de fita cross ou ainda tira cross, é uma fita de plástico que fica presa às prateleiras do corredor.

Esse material geralmente é usado para produtos pequenos que não estão tendo uma saída grande e são colocados em locais estratégicos como itens complementares, no chamado cross merchandising.

O cross merchandising é uma estratégia de venda que coloca produtos com relação direta de consumo próximos um do outro, como molho de tomate próximo ao macarrão ou esponjas perto de detergentes. Isso incentiva a compra dos dois itens.

É importante que a fita cross tenha a identidade visual da marca, para chamar ainda mais a atenção do consumidor.

É bem comum ver esses 5 materiais de merchandising em supermercados e lojas, e provavelmente você já deve ter comprado algum produto por conta de um deles, até mesmo sem perceber.

A ideia de utilizar esses tipos de materiais de PDV é ser útil e relevante na experiência de compra do consumidor ao mesmo tempo que divulga os produtos e chama sua atenção.

Para ter sucesso nessa estratégia, é importante investir na criatividade, no visual e na qualidade dos materiais, já que muitos deles são constantemente manipulados pelos clientes.

Nós do Grupo Fera temos mais de 15 anos de experiência em materiais gráficos e trabalhamos tanto na fabricação quanto na impressão de materiais de PDV. Sabemos como é importante criar produtos que sejam bonitos, engajem e atraiam o consumidor.

Esperamos que esse conteúdo tenha te dado algumas ideias sobre os melhores materiais de PDV para seu negócio. Se você tem alguma dúvida ou quer falar com a gente, acesse nosso site ou entre em contato direto com a nossa equipe!

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